Dia internacional contra a corrupção



         No dia 07 de dezembro de 2012 foi marcada pela campanha “O que você tem a ver com a corrupção” promovida pelos Órgãos de Controle Interno, durante todo o dia no Via Verde Shopping. Num clima descontraído, munidos de cartilhas explicativas, vídeos e informativos, servidores da Controladoria Geral e  Tribunal de Contas do Estado assim como  da Controladoria-Geral da União, Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas da União estiveram junto a sociedade orientando sobre a importância do tema, além disso, transmitiram informações a respeito das instituições que compunham o movimento, fazendo com que o público conhecesse suas atribuições.

            O Controlador Geral do Estado, Dr. Edson Manchini fala da importância de conscientizar a população a cerca de seus direitos enquanto cidadãos. “É de extrema importância fazer nascer no cidadão um controlador social e orientá-los sobre a prática da defesa dos seus direitos. Tudo tem que começar de casa, o respeito pelo outro e  exercício da cidadania se aprendem em casa.” Manchini também destacou que a quebra da formalidade, trás uma proximidade do público, além de que o evento também deu uma espécie de unidade aos órgãos, “Toda a movimentação durante o dia, a quebra dos paradigmas, trouxe a sociedade mais pra perto, além disso, nos enquanto órgãos também estivemos mais próximos”.


            Na ocasião a Controladoria Geral da União, premiou quatro alunos da escola Luiz de Carvalho Fontenele, que tinham participado de um concurso de desenho realizado no dia da criança cidadã. O Dia da Criança Cidadã é um dia criado pela CGU, em que seus servidores vão até uma escola da rede pública de ensino, levando informações e aprendizado aos pequenos sobre seus direitos como cidadãos. “Lá em casa a gente tenta mostrar a Amanda o que é certo e errado, deixá-la a par do que tem acontecido no nosso cenário político, as vezes ela me surpreende nos comentários, por estar tão antenada a respeito do assunto.” Disse a mãe de uma das alunas premiadas, dona Marineide de Almeida.

0 comentários:

Postar um comentário